quarta-feira, 18 de abril de 2012

Dia do Índio
Origem da data 
Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.






























terça-feira, 17 de abril de 2012


OBA CHEGOU A PÁSCOA !!!!

   Que delícia dar e receber ovos de Páscoa, comer muito chocolate e se reunir com nossos queridos. Mas não podemos nos esquecer do verdadeiro significado da Páscoa, o porque nos reunimos com nossos familiares?
A palavra Páscoa que significa passagem é um evento religioso cristão mais importante entre as culturas ocidentais.
   Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte, por ter sido crucificado na Sexta-Feira Santa. Seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo, quando normalmente as pessoas vão às igrejas e se reunem em família para celebrá-lo.

   A Páscoa representa o nascimento e a esperança de novas vidas, sedo assim o coelhinho tem um grande papel e os ovinhos também estão neste contexto da fertilidade e da vida.
A figura do coelho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII.
  No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.