quinta-feira, 1 de março de 2012

Conheça um pouco sobre a Biografia da madrinha da Escola... Vovó Nica !!!


                        Antonia Chaves das Dores nascida no dia 21 de março de 1932 na Fazenda Aroeira localizada na cidade de Luziânia Go. Filha de Antonio Chaves Roriz e Dalila da Paz Chaves. Desde os 07 anos começou a trabalhar na Fazenda Arueira de seu pai juntamente com seus 07 irmãos, Geralda Chaves e Maria Aparecida Chaves Machado. Seu pai não tinha condições de pagar peões e assim contava com ajuda maciça de seus filhos no plantio, na fabricação de pinga, azeite, açúcar, nas colheitas de café, fumo e outros. Tudo era vendido para sustentação da família. Antonia recebeu o apelido carinhoso de Nica e mesmo tendo uma infância difícil, sempre foi guerreira, e jamais desistiu de lutar. Cada ano que passava, a coragem tornava um marco em sua vida.

                        Começou a estudar em sua própria casa com seus sete irmãos e sua professora que era sua tia Margarida. Depois de alguns anos foi estudar com seus irmãos na cidade no Colégio Josué Meireles, lá estudava o dia todo e morava em uma casa alugada por sua mãe que também pagava uma cozinheira. Dona Nica estudava toda semana e no final desta não queria ficar na cidade e quando não encontrava meios de voltar para a fazenda ia com os irmãos a pé, tudo por sentir muitas saudades.

                        Aos quinze anos, terminou a quarta série e começou a dar aulas na fazenda Aroeira por três anos. Aos dezoito anos, casou-se com Trajano de Freitas Carvalho, em uma quarta-feira. ás 07:00 horas no dia 16 de abril de 1952, e mudou-se para a fazenda Barreiro, propriedade do pai do seu esposo.

                        Assim tiveram oito filhos, todos nascidos na Fazenda e o parto feito por sua madrinha Luziam Chaves, sendo quatro homens e quatro mulheres por nomes de: José Antonio de Freitas, Antonio Luiz Chaves de Freitas, Mário Chaves de Freitas, Joaquim Chaves de Freitas Carvalho, Sônia Chaves de Freitas Carvalho Nascimento, Célia Chaves Freitas Carvalho, Solange Chaves Freitas Carvalho Abrel e Celenita Chaves de Freitas Carvalho Brás. Destes filhos, Dona Nica foi contemplada com 18 netos sendo os filhos de José Antonio e Magali: Rodrigo Carneiro Freitas, Ricardo Carneiro Freitas e Renato Carneiro Freitas. Filho de Luiz e Beatriz: Rafael de Freitas. Filhos de Mário e Marialva: Munique de Freitas Aguiar e Mateus de Freitas Aguiar. Filhos de Sônia e Marinaldo: Fabrício de Freitas Carvalho Nascimento, Flávio de Freitas Carvalho Nascimento e Natalia de Freitas Carvalho Nascimento. Filhos de Célia e José Gomes: Guilherme de Freitas Santos e Túlio de Freitas Santos. Filhos de Solange e Darcy: Roberto de Freitas Abreu, Paula de Freitas Abreu e Eduardo de Freitas Abreu. Filhos de Celenita e Eldomar: Fernanda Freitas e Flaviane Freitas. Filhos de Joaquim e Indiara: Ariane Freitas Braz e Higor Freitas Braz. E assim Dona Antonia passa á Vovó Nica.

                        O desejo desta vovó é ter muita saúde para sempre estar com sua família. Seu lugar predileto é a fazenda Aroeira propriedade de seu pai. Seu grande defeito e ser impaciente, gosta de cozinhar e de receber visitas. Sua religião é a Católica Apostólica e Romana. Suas músicas em especial são as tocadas em sanfona, pandeiro e violão. A cor predileta é o amarelo e o azul, sua comida preferida é o arroz com piqui e possui uma grande qualidade de ser boa mãe.

                        Vovó Nica acompanhava seus filhos nos jogos de campeonatos da cidade onde estes pertenciam ao time Freitas, hoje Vasco.

                        Sente saudades das fúlias, das danças e Catas de pousos. É devota de Nossa Senhora de Aparecida, e sua maior realização foi sua filha Sônia Chaves ser por duas vezes Prefeita de Novo Gama-GO.
                        Trajano, esposo de Dona Nica considera-se honrado por partilhar meio século ao lado desta mulher guerreira e multiplicadora. Agradece os filhos e netos que juntos puderam educar e acompanhá-los na vida religiosa.
                        Hoje feliz e realizada Vovó Nica está muito satisfeita por ter sido homenageada com seu nome em uma Creche no Município de Novo Gama. É só tem a agradecer a Deus pela sua saúde, a dos filhos e netos.

Autoras: Adriana Freitas dos Santos Moreira
       Débora Sousa Carvalho.

   Gostou ?? Deixe seu comentário !!!


2 comentários:

  1. O blog está lindíssimo!Tenho orgulho em poder dizer que já fiz parte dessa equipe e instituição maravilhosa que faz a diferença, realizando um trabalho de excelência para nossas crianças e comunidade vizinha.
    Um abraço,
    Solange Gomes

    ResponderExcluir
  2. Tia Nica, maravilhosa, alegre,disposta, bem humorada, tenho orgulho de poder conhecer uma pessoa tão distinta aliás, toda a família é maravilhosa. Saúde, paz e muitas alegrias são uma pequena parte de tudo que desejo a todos vocês.
    Carinhosamente!
    Abadia Matos

    ResponderExcluir

Amamos ler seus recadinhos !!!